Laboratório


Laboratório de Ensaio de Pneus da CNB / CAMAC


 

O LABORATÓRIO

O Laboratório de Ensaio de Pneus (LEP) iniciou a sua actividade em Setembro de 1993 e tem vindo, progressivamente, a aumentar o seu nível qualitativo, obtendo a concessão da acreditação em Fevereiro de 1998.

Actualmente o laboratório encontra-se acreditado pelo Ipac para aplicação dos regulamentos 30 e 54 CEE/ONU destinados a pneus novos e 108 e 109 CEE/ONU para pneus recauchutados.

O Laboratório de Ensaio de Pneus (LEP) da CNB / Camac é uma entidade que aposta na qualidade dos seus serviços, possuindo uma equipa dinâmica e com formação adequada, tendo como lema a integridade, imparcialidade e a satisfação das necessidades dos seus clientes.

O LEP possui dois dinamómetros de roda e todo o equipamento necessário à aplicação dos pontos dos regulamentos para os quais se encontra acreditado.

Ensaios


REALIZAMOS ENSAIOS AOS SEUS PNEUS!
 

Para além da aplicação dos métodos regulamentares, o laboratório encontra-se capacitado para realizar ensaios mediante métodos sugeridos pelos seus clientes, desde que exequíveis.

Neste âmbito, a sua principal actividade é a execução de ensaios estendidos, ou seja, ultrapassanto o tempo de ensaio regulamentar. Estes ensaios são particularmente importantes em estudos de desenvolvimento.

 

SE PRETENDER ENVIAR PNEUS PARA ENSAIO, A SEGUINTE INFORMAÇÃO DEVE SEMPRE COSTAR DA SUA CONSULTA:

1 ) Regulamento ou método de ensaio a aplicar;

2 ) Índice de carga;

3 ) Índice de velocidade.

 

SE OS ENSAIOS SE DESTINAM A HOMOLOGAÇÃO/CONFORMIDADE E PRODUÇÃO, DEVERÁ TER EM CONSIDERAÇÃO:

Pneus Ligeiros:

Regulamentos 30 e 108 CEE / ONU

  1. Inscrições obrigatórias de acordo com o estipulado nos pontos 3 dos referidos regulamentos, ou espaço para as mesmas;
  2. Dimensionamento dentro do especificado;
  3. Indicadores de desgaste do piso de acordo com os pontos 6.1 e 6.7.7, respetivamente, para pneus novos e recauchutados.
     

Pneus Comerciais / Pesados:

Regulamentos 54 e 109 CEE / ONU

  1. Inscrições obrigatórias de acordo com o estipulado nos pontos 3 dos referidos regulamentos (inclui a obrigatoriedade de marcação na parede lateral da pressão de ensaio em psi);
  2. Dimensionamento dentro do especificado.